Uma crescente quantidade de evidências sugere que a dependência excessiva da IA pode estar corroendo as habilidades humanas necessárias para usá-la de forma eficaz. Pesquisas alertam que esse déficit emergente de habilidades humanas ameaça a adoção bem-sucedida da IA e, com ela, uma oportunidade de crescimento econômico.
O relatório da Multiverse destaca que a obsessão pela IA nos faz ignorar a parte mais importante da equação: nós. Sem cultivar ativamente nossas habilidades humanas, o investimento em IA pode não apenas falhar em entregar o esperado, mas também criar um déficit de habilidades humanas que pode prejudicar a produtividade por anos.
Gary Eimerman, Chief Learning Officer da Multiverse, afirma: “Os líderes estão gastando milhões em ferramentas de IA, mas seu foco de investimento não terá sucesso. Eles pensam que é um problema de tecnologia, quando na verdade é um problema humano e tecnológico.”
As habilidades humanas, como raciocínio analítico, criatividade, determinação e adaptabilidade, são cruciais para aproveitar ao máximo as ferramentas de IA. Não se trata apenas de escrever o prompt perfeito, mas de analisar, questionar e refinar o que a IA oferece. A verdadeira vantagem competitiva virá de pessoas que sabem como extrair o melhor da IA, e não apenas do melhor modelo de IA.





Deixe um comentário