Foto: Reprodução Reuters

Os rumores foram confirmados – hoje, em seu evento Connect 2021, o Facebook renomeou a empresa para refletir melhor seu foco. O grupo que é dono da rede social azul, do Instagram e do WhatsApp, passa a se chamar Meta.

Para ser claro, o Facebook, o aplicativo, permanecerá, assim como todas as suas outras marcas e identidades. Mas, assim como o Google mudou para ‘Alphabet’, como um título de empresa mais amplo, os vários projetos do Facebook agora virão todos sob o banner ‘Meta’, refletindo seu foco em evolução na próxima geração de conexão digital.

“O metaverso parecerá um híbrido das experiências sociais online de hoje, às vezes expandido em três dimensões ou projetado no mundo físico. Ele permitirá que você compartilhe experiências imersivas com outras pessoas, mesmo quando não puderem estar juntos – e façam juntos coisas que não poderiam fazer no mundo físico. É a próxima evolução em uma longa linha de tecnologias sociais e está inaugurando um novo capítulo para nossa empresa”, explica o Facebook.

A estrutura de negócios mais ampla do Facebook agora estará sob a bandeira Meta, com a empresa separando seus fluxos operacionais em dois segmentos: ‘Família de Aplicativos’, sendo o Facebook como o conhecemos principalmente, via Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, e ‘Laboratórios da Realidade ‘, que cobrirá suas tecnologias VR e AR e outras apostas em tecnologia em evolução.

O Facebook também mudará seu código de ações de ‘FB’ para ‘MVRS’ em 1º de dezembro.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, descreveu sua visão para a nova entidade na carta de um fundador :

“De agora em diante, seremos primeiro o metaverso, não o Facebook primeiro. Isso significa que, com o tempo, você não precisará de uma conta do Facebook para usar nossos outros serviços. À medida que nossa nova marca começa a aparecer em nossos produtos, espero que as pessoas em todo o mundo conheçam a marca Meta e o futuro que defendemos. ”

Você pode ler isso porque a marca do Facebook foi manchada e precisa de um novo começo, enquanto toda a reestruturação também dá a Zuckerberg a oportunidade de se distanciar do Facebook e realinhar seu nome com o conceito de metaverso em evolução.

Talvez isso também refaça a empresa como mais empolgante e com visão de futuro, em oposição ao Facebook, que tem sido cada vez mais marcado por polêmicas . Isso não vai diminuir essas controvérsias, é claro, mas pode permitir que o Facebook compartimentalize melhor cada elemento, o que pode ajudá-lo a reposicionar seu metaverso como algo inteiramente novo e separado – e idealmente, construído com a segurança em mente, com o lições aprendidas com os erros do Facebook.

“Eu costumava estudar Clássicos, e a palavra“ meta ”vem de uma palavra grega que significa“ além ”. Para mim, simboliza que sempre há mais para construir e sempre há um próximo capítulo para a história. A nossa é uma história que começou em um dormitório e cresceu além de qualquer coisa que imaginávamos; em uma família de aplicativos que as pessoas usam para se conectar umas com as outras, para encontrar sua voz e para iniciar negócios, comunidades e movimentos que mudaram o mundo. ”

No geral, a remarcação não é uma grande surpresa, visto que muitos já haviam deduzido que ‘Meta’ era o provável novo nome do Facebook, com as iniciativas de caridade de Zuckerberg já possuindo vários títulos de marca relacionados a ‘meta’ e a empresa também comprando meta URLs em nos últimos meses, em antecipação ao anúncio.

E, na prática, não significará nenhuma mudança significativa, a não ser sinalizar a intenção da empresa de tornar o conceito de metaverso em evolução um foco muito maior, por meio de avanços tecnológicos mais imersivos e projetos que visarão fazer o Facebook – desculpe, ‘Meta’ – sinônimo de próxima etapa da conexão digital.

Isso funcionará? Renomear a empresa em alinhamento com ‘o metaverso’ ajudará o Facebook a possuir esse espaço e garantir a relevância ideal para a próxima geração de consumidores digitais?

Certamente tem os recursos, mas também haverá vários desafios para ver essas coisas se tornarem realidade – virtuais ou não.

Entre em contato e solicite um plano para as redes sociais do seu negócio #allluz

Tradução livre de Social Media Today


Deixe um comentário

Descubra mais sobre Allluz

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo