Disponível desde 2016, o Instagram Comercial é uma versão da rede social que dispõe de recursos extras para melhor atender às necessidades dos empreendedores. Dentre seus muitos benefícios, destaca-se o acesso a ferramentas, como: Instagram Ads (para anunciar seus posts); Instagram Shopping (2018) (para divulgar seus produtos e redirecionar os usuários da rede social à sua loja virtual) e Instagram Insights (plataforma com métricas para analisar as características dos seus seguidores, e o alcance das publicações).

Mais de 25 milhões de anunciantes no mundo já utilizam o Instagram para gerar negócios. A rede social disponibiliza ferramentas de negócio às empresas e possibilita que elas conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem as vendas online.

Mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, os perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações. Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). Além disso, é possível promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo.

Seja uma das mais de 200 milhões de contas empresariais que as pessoas visitam todos os dias. Acompanhe o desempenho da sua conta usando dados em tempo real e descubra o que funciona bem com o seu público.

As pessoas vêm para o Instagram para criar relações significativas com as marcas. Convide-as a entrar em contato quando visitarem a sua conta. Com 70% dos compradores buscando a próxima compra no Instagram, chegou a hora de abrir o perfil comercial.

Como criar um perfil comercial no Instagram?

  • Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”.
  • Depois, escolha a Página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil. Caso ainda não possua uma página para seu negócio, é possível criar uma no momento da conversão do perfil. Atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como Público. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.

Conecte o seu conteúdo com o público

Conforme você cria uma publicação, veja algumas áreas para levar em conta:

1. Identidade visual

O nome de usuário e imagem do perfil são importantes porque aparecem em todas as publicações.

2. Publique foto, vídeo ou grupo de fotos/vídeos

Use fotos e vídeos que são autênticos para sua marca e relevantes para seu público. Utilize chamadas de atenção com sua identidade nas imagens.

3. A legenda de sua publicação

A legenda deve contar uma história e ter uma ligação com o visual. É possível incluir hashtags e marcar outras pessoas na legenda também. Use hashtags próprias para séries de conteúdo ou eventos da empresa.

4. Localização

Adicione um local para que as pessoas saibam onde sua foto ou vídeo foi criado. Quando você inclui uma localização, as pessoas podem tocar nela e ver publicações do Instagram que outras pessoas tiraram nesse mesmo local.

Use metas comerciais para compartilhar

1. Conheça sua meta

O que você espera que o Instagram o ajude a alcançar? Você deseja compartilhar seus produtos ou serviços ou ser um líder de comunidade? Dependendo do que você deseja alcançar, suas publicações podem ser diferentes das de outras empresas.

2. Leve as necessidades do público em consideração

A quais necessidades sua empresa atende? Crie publicações que ilustram como seus produtos ou serviços atendem às necessidades dos clientes.

3. Conte sua história por meio das publicações

Qual é o elemento pelo qual você deseja ser conhecido? Quando os clientes consideram sua empresa, de que você deseja que eles se lembrem? Escolha alguns tópicos como guia. Por exemplo, você pode compartilhar fotos de pessoas que usam seus produtos. Também é possível destacar o trabalho artesanal por trás de tudo que você cria.

4. Ofereça cupons e descontos exclusivos para seguidores

Prepare-se para publicar

Depois de identificar a meta comercial e reunir alguns temas para ajudar a contar sua história, você estará pronto para planejar suas primeiras publicações. Use estes tópicos para começar.

1. Produtos e serviços apresentados de maneira criativa

Mostre pessoas usando seus produtos ou compartilhe fotos dos produtos de forma divertida. Você também pode apresentar itens de edição limitada ou produtos sazonais. Se sua empresa oferece um serviço, mostre sua equipe em ação.

2. Aplique técnicas do Design Gráfico e Fotografia

Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadrados, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

Crie capas com títulos atraentes para as publicações no feed, stories, reels e IGTV, além de contracapa. Siga os princípios do design ao inserir elementos nas publicações do seu feed.

3. Bastidores

Mostre aos clientes os bastidores do funcionamento da empresa. Você pode publicar uma pequena amostra de um produto novo ou imagens da equipe comemorando uma data especial ou um marco importante.

4. Eventos e vendas

Faça publicações sobre eventos, vendas e promoções. Você está dando prêmios para divulgar um novo produto? Existe uma promoção para época de festas? Talvez você esteja preparando um evento anual de recepção. Essas são ótimas maneiras de convidar pessoas para se envolver com sua empresa.

5. Apresentações e cultura da equipe

Destaque as pessoas que estão por trás de sua empresa. Compartilhe uma foto do fundador, juntamente com uma história sobre como ele começou, ou apresente uma visão geral que represente sua empresa. Você também pode demonstrar seu reconhecimento aos funcionários com uma foto de um membro da equipe e uma história sobre o trabalho dele.

Amplie seu público no Instagram

No Instagram, comece ampliando seu público pelas pessoas que você já conhece. Convide seus amigos, familiares e clientes para seguir sua conta. Adicione um link para sua conta do Instagram em seu site e na assinatura do email para que as pessoas com as quais você se corresponde possam encontrá-la com facilidade.

Você também pode incluir a referência de sua conta comercial do Instagram em materiais físicos, como recibos e embalagens. Além disso, com o Instagram Shopping, é possível cadastrar seus produtos e vender diretamente por lá. Isso diminui o caminho de compra do seu cliente. Assim, em vez de jogar o consumidor para outra página, é possível vender diretamente pelo Instagram.

1. Crie conteúdo relevante para o seu público.

Quando você compartilha publicações e stories, as pessoas podem saber mais sobre sua empresa e considerar seguir sua conta do Instagram. Publique regularmente e em horários em que seu público fica online com maior frequência.

2. Siga pessoas ou empresas com as quais você deseja se conectar

Por exemplo, outras empresas do setor ou de sua região, líderes do setor ou criadores de conteúdo que você curte. Siga as hashtags para encontrar pessoas que tenham os mesmos interesses relacionados à sua empresa. Marque e mencione pessoas conhecidas para fortalecer o relacionamento com elas. Dependendo das configurações, elas receberão notificações quando você mencioná-las ou marcá-las.

4. Capriche no atendimento com as Mensagens por direct

5. Faça parcerias com influenciadores

6. Distribua seu conteúdo de maneira estratégica nas mídias digitais

Dessa forma, uma única produção em texto pode se fragmentar em diferentes plataformas, como blogs, páginas, aplicativos ou redes sociais. Com a análise de resultados, é possível verificar quais formatos geram mais alcance e engajamento em cada plataforma.

Para vender no Instagram: olhe para dentro do negócio, não dependa das agências, mas dialogue com elas. Melhore sua oferta, fale com o emocional das pessoas, acompanhe o seu algoritmo e invista nos anúncios.

Solicite comigo um plano estratégico para o Instagram.
Inicie uma conversa no WhatsApp

Referências

Instagram for Business
Resultados Digitais
Sebrae


Deixe um comentário

Descubra mais sobre Allluz

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo